Como se nota, a evolução tecnológica, a
velocidade das informações e o conhecimento pulverizado, tem dominado o mundo
nos tempos atuais, provocando profundas mudanças nas cadeiras escolares em
todos os níveis, principalmente nos estudantes do ensino superior.
Nesse passo, a educação superior tem
diversas finalidades, entre elas a de incentivar o trabalho de pesquisa e
investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e
da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do
homem e do meio em que vive. Por tais razões, a
necessidade de uma formação multidimensional, tornou-se indispensável para o
atendimento das demandas do mercado.
Nesse momento entra a contribuição das
redes sociais pela necessidade de uma formação multidimensional, dinâmica e
interativa. A formação superior é sobremaneira despida do controle presencial e
correção do “dever de casa”. Ela busca estimular
a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento
reflexivo. Esse tipo de proposta
exige maior autonomia por parte dos discentes e maior responsabilidade por
assumir a direção das suas aprendizagens.
Em virtude dessas considerações, as redes sociais podem ser utilizadas na aprendizagem dos estudantes no ensino superior, desde que tenha o docente como um agente coparticipante, auxiliando no aprofundamento dos temas, na síntese de ideais e nas análises crítica dos assuntos.
Em virtude dessas considerações, as redes sociais podem ser utilizadas na aprendizagem dos estudantes no ensino superior, desde que tenha o docente como um agente coparticipante, auxiliando no aprofundamento dos temas, na síntese de ideais e nas análises crítica dos assuntos.
Olá Francisco!
ResponderExcluirÉ isso aí. As redes sociais contribuem com sucesso para o aprendizado, quando utilizadas com responsabilidade e sabedoria pelos atores principais da educação pedagógica que visam o conhecimento.
Olá Roslay!
ExcluirObrigado pelo comentário. É isso mesmo, utilização com responsabilidade e sabedoria.
Concordo Francisco! o professor passará a atuar como mediador, conduzindo os discentes para que não se embaracem em conteúdos de pouco valor e baixa credibilidade.
ResponderExcluirPrezado Marcos,
ExcluirObrigado pelo comentário. Com certeza, sem a mediação do professor a transferência do conhecimento fica comprometida.