segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como as redes sociais podem ser utilizadas na aprendizagem dos estudantes no ensino superior?

Como se nota, a evolução tecnológica, a velocidade das informações e o conhecimento pulverizado, tem dominado o mundo nos tempos atuais, provocando profundas mudanças nas cadeiras escolares em todos os níveis, principalmente nos estudantes do ensino superior.
Nesse passo, a educação superior tem diversas finalidades, entre elas a de incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. Por tais razões, a necessidade de uma formação multidimensional, tornou-se indispensável para o atendimento das demandas do mercado.
Nesse momento entra a contribuição das redes sociais pela necessidade de uma formação multidimensional, dinâmica e interativa. A formação superior é sobremaneira despida do controle presencial e correção do “dever de casa”. Ela busca estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Esse tipo de proposta exige maior autonomia por parte dos discentes e maior responsabilidade por assumir a direção das suas aprendizagens.
    Em virtude dessas considerações, as redes sociais podem ser utilizadas na aprendizagem dos estudantes no ensino superior, desde que tenha o docente como um agente coparticipante, auxiliando no aprofundamento dos temas, na síntese de ideais e nas análises crítica dos assuntos.

4 comentários:

  1. Olá Francisco!
    É isso aí. As redes sociais contribuem com sucesso para o aprendizado, quando utilizadas com responsabilidade e sabedoria pelos atores principais da educação pedagógica que visam o conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roslay!
      Obrigado pelo comentário. É isso mesmo, utilização com responsabilidade e sabedoria.

      Excluir
  2. Concordo Francisco! o professor passará a atuar como mediador, conduzindo os discentes para que não se embaracem em conteúdos de pouco valor e baixa credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcos,
      Obrigado pelo comentário. Com certeza, sem a mediação do professor a transferência do conhecimento fica comprometida.

      Excluir