domingo, 20 de novembro de 2016

Pontos da docência considerados importante para nortear a prática educativa.

Inicialmente, sinto-me muito feliz quando alguém escolhe ser professor, principalmente em um momento tão dinâmico, no século XXI, onde os desafios se tornam maiores, pois atualmente a formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica, como executores das decisões alheias, mas cidadãos com competências, habilidades e capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos, tanto teóricos, quanto práticos.
Antes de tudo, a atividade docente vai além do que somente dar aulas. Constituiu, fundamentalmente, a atuação profissional na prática social, na compreensão dos contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais que farão parte e interferirão na atividade como professor. A educação é um ato político, sendo o ensino muito mais que uma profissão, que exige de cada docente comprovados saberes em seu processo de formação inacabada.
A par disso, fiquemos sempre atentos ao que se passa a nossa volta, aperfeiçoando e refletindo de forma crítica sobre a importância da pratica pedagógica, colaborando no desenvolvimento integral e saudável dos alunos, levando sempre em consideração a liberdade, solidariedade, o respeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da identidade cultural de cada um.
Por fim, a sociedade precisa de profissionais da educação que elaborem com criatividade conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade, ampliando o seu olhar de forma a continuar a aprender para ensinar, de maneira a superar possíveis lacunas em sua formação inicial. Vários são os pontos que considero importantes para nortear a pratica educativa, mas a ética, a motivação e a competência profissional, entendo que são fundamentais.

2 comentários:

  1. Muito linda essa reflexão sobre nossa árdua tarefa de ensinar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Cléo!!
      Obrigado pelo comentário. Lutar sempre e nunca desistir dos nossos propósitos.

      Excluir